domingo, 2 de março de 2014

TROMBA D'ÁGUA CAUSA DESLIZAMENTO DE ENCOSTAS, DESTRUIÇÃO E PREJUÍZOS EM TEOLÂNDIA E CIDADES DA REGIÃO

Trinta minutos de chuva. Isso foi o suficiente para mudar o cenário da cidade de Teolândia na tarde deste 1º dia de março, sábado de Carnaval. Uma tromba d’água atingiu a cidade e causou estrago em vários locais, devido ao grande volume de água. Estabelecimentos comerciais e casas foram invadidos e destruídos pela força da água.

Segundo informações de moradores, o escritório da câmara de vereadores, foi destruído pelo barranco, que deslizou e trouxe muita lama sobre o local. O salão paroquial e a Escola Municipal Torquato foram inundados pela lama trazida pela enxurrada. No início na Avenida Tancredo Neves, a água atingiu o maior nível já visto nos últimos anos. O sistema de escoamento de água do local está entupido devido ao barro que é trazido das encostas pelas chuvas frequentes. As casas do local foram invadidas pelas águas, que causaram destruição em algumas delas. 

Em uma das casas, o nível atingiu setenta centímetros das paredes e destruiu a maioria dos móveis e eletrodomésticos. Em outros locais da cidade, o fenômeno trouxe prejuízos também. O posto de Saúde da beira Rio também foi atingido pelo barro que deslizou do barranco. O muro do cais ruiu com a força das águas do rio que teve seu nível aumentado após a adição pluviométrica. 

Nos bairros José Teles e Zacarias Borges, várias famílias tiveram prejuízos e tiveram de sair de suas casas. Na Escola Municipal João Benedito, os livros didáticos que seriam utilizados em 2014, foram destruídos pelas águas. A previsão é de mais chuva para o final de semana.

O prefeito Lázaro, que estava viajando, foi informado da situação e retornou para a cidade. Segundo o Secretário de Administração do Município, Jurandi Mello, o prefeito reuniu-se com assessores para deliberar sobre o problema. Algumas medidas serão tomadas como informar o problema à Defesa Civil do Estado e órgãos federais, a fim de sensibilizá-los a destinar ajuda ao município.

Em outros municípios, a chuva também causou transtornos. Em Wenceslau Guimarães, o nível do rio subiu e transbordou. Não há informações se houve prejuízos a pessoas. Em Gandu, o rio também subiu a níveis jamais registrados antes. Árvores foram derrubadas pela força da água e do vento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário