quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sem força no Congresso

00a322ae
Da coluna de hoje do Moacir Pereira
O relatório oficial do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que avalia a liderança e o desempenho dos senadores e deputados federais, não traz nenhum representante de Santa Catarina. Ali são destacados os 100 parlamentares mais influentes.
O documento será publicado na segunda quinzena de agosto e trará todos os dados sobre a pesquisa, incluindo a metodologia e a classificação na Câmara e no Senado.
A bancada catarinense aparece apenas na relação dos parlamentares “em ascensão”. São eles o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o deputado federal Décio Lima (PT).
Os vizinhos da região Sul, ao contrário, contam com uma presença expressiva na lista dos 100 melhores. O Paraná entra com os três senadores e mais quatro deputados federais. Já o Rio Grande do Sul consta no relatório com os três senadores e oito deputados federais, totalizando 11 parlamentares e ocupando a segunda posição. Só perde para São Paulo, com 17, que lidera a lista.
De acordo com o relatório, os “cabeças” do Congresso são definidos entre os senadores e deputados que se diferenciam dos demais por vários atributos. Entre eles, “a capacidade de conduzir debates, votações, articulações, constituir posições, elaboração de propostas e aprovação de projetos de lei”. O estudo incluiu o período de janeiro a junho de 2014.
Os partidos que tiveram maior número de “cabeças” foram o PT da presidente Dilma e o PMDB do vice Michel Temer. Também, por isso, as oposições costumam fazer restrições e críticas ao relatório, alegando que o Diap considera questões ideológicas e partidárias.
O fato é que a representação de Santa Catarina fica fragilizada no documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário