sábado, 30 de agosto de 2014

Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado


  Campanha de Cadastro de Medula Óssea acontece neste sábado

Com objetivo de ampliar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, o Banco de ×Sangue de Adamantina realiza neste sábado (30), das 9h às 15h, ação vinculada ao Redome (Registro Nacional de ×Doadores de Medula Óssea).
Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 54 anos pode se tornar doador voluntário. O transplante de medula óssea é a única chance de vida a muitos portadores de leucemia e outras doenças do sangue, principalmente crianças e adolescentes.
Segundo a enfermeira do ×Banco de Sangue da ×Santa Casa de Adamantina, Marina Neubauer,no sábado acontecerá apenas o cadastro de pessoas que voluntariamente podem um dia ser doadoras, em caso de compatibilidade. “Precisamos da colaboração de todos para aumentar o número de doadores nesse cadastro nacional, que fica no ×Rio de Janeiro e atende a todo Brasil e, caso necessário, exterior. A chance de encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil é de um para 100 mil, e se tiver que procurar no exterior chega a um em 1 milhão. Por isso , quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances dos pacientes”, explica.
O Biomédico do ×Banco de Sangue da Santa Casa, Eder Ruete, ressalta que serão recolhidos apenas 5ml do sangue no dia da campanha e o doador informará os dados para preenchimento de uma ficha. Os resultados dos exames serão incluídos no Radome e, em caso de informações genéticas cruzadas e encontro de pacientes compatíveis, outros exames serão realizados e será confirmado o desejo da doação.
As pessoas que já são cadastradas devem apenas manter o mesmo atualizado.
A campanha é divulgada também em redes sociais e Whatsapp. “Contamos com a colaboração de todos nesta campanha tão importante, que pode ajudar a salvar vidas”, finaliza Marina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário