O conselho do FUNDEB em Gandu é presidido pela conceituada contadora Mary Brito, quanto sua competência e honradez, nada temos a questionar, mas um detalhe nos chamou atenção. Segundo o manual de orientações do FUNDEB, em seu artigo 6.1.3 que se refere à criação e renovação do conselho, em seu item 1, deixa claro de que fica impedidas de ser conselheiro, aquelas pessoas que são proibidas pela legislação de participar do colegiado. Sendo que, de acordo o manual; Conjugues, e parentes consanguíneos ou por afinidade até o 3º grau, do prefeito e do vice-prefeito, dos secretários municipais, tesoureiro, contador ou funcionário de empresa que presta serviços relacionados á administração ou controle dos recursos do fundo, ficam proibidas de sequer participar do conselho. Como é do conhecimento de todos, a senhora Mary Brito é mãe do atual secretário de saúde do município, o promissor jovem Ronaldo Matos Filho.
Até o presente momento, não ouvimos nenhum parlamentar ou qualquer dirigente de entidades ligadas ao setor como é o caso da APLB, se pronunciar sobre o assunto. Vale salientar que no parlamento municipal, existem dois vereadores que são professores.
Outro ponto que também torna irregular a atuação do referido conselho, é que o colegiado se reúne apenas para apreciar as contas do executivo, não exercendo uma das suas principais prerrogativas que é a de fiscalizar, realizando visitas frequentes aos setores da educação, o que não vem acontecendo.
Com a palavra o conselho, a câmara de vereadores e quem possam interessar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário