Mais de 700 lojas
participantes da Black Friday, marcada para próxima sexta (28), se
inscreveram para receber o selo Black Friday Legal –um "código de ética"
em que as vendedoras se comprometem a praticar ofertas reais, sem
maquiagem de preços.
Foram aprovados na
análise 412 lojas on-line –outras 322 estão com o pedido pendente, pois
ainda precisam fazer alguma adaptação em seus sites. Cinco lojas não
conseguiram o selo. Criado
no ano passado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o Black
Friday Legal ajuda o consumidor a identificar lojas com credibilidade na
hora de fazer as compras durante o dia de descontos.
O número de inscritos
surpreendeu a própria Câmara: no ano passado, apenas 123 lojas se
cadastraram no programa, e o órgão esperava um crescimento de no máximo
25% para 2014. Os
empreendimentos que desejam aderir ao programa estão passando por um
processo de análise cadastral, e os aprovados devem ser divulgados até
quinta-feira (27).
Segundo a Câmara, a
análise verifica dados cadastrais da empresa, como CNPJ e Razão Social
ativos na Receita Federal, se a loja disponibiliza informações de
contato e se consta na lista de reclamações do Procon. O órgão de defesa do consumidor disponibiliza uma lista de 450 sites
que devem ser evitados –não só durante a Black Friday– por, após
reclamações de clientes, não terem sido encontrados ou não terem
respondido a notificações do Procon-SP. (Folha)
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