terça-feira, 28 de abril de 2015

Dia 28 de abril, Dia em “Memória das Vítimas de acidentes e Doenças do Trabalho”


A Força Sindical trabalha intensamente com seus sindicatos filiados a Saúde do Trabalhador. Mas se não bastasse isso, estão se inserindo em diversos órgãos da sociedade para defender e representar os trabalhadores.
"Mas ainda é pouco", defendeu o presidente da Força SC, Osvaldo Mafra. "Lutamos pelo trabalho decente e por dignidade, desde a hora que o trabalhador sai até que ele volte para casa".
A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente.
No Brasil, bilhões são gastos todos os anos com recursos públicos direcionado aos acidentes do trabalho. Em 2008 foram R$ 46 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.
"Se gastássemos um terço desse valor em prevenção, saúde do trabalhador; se as empresas se conscientizassem que é preciso manutenção no maquinário, tudo ficaria mais fácil e menos perigoso", lamentou Mafra.
História: Esse dia foi escolhido por que em 1969 ocorreu um acidente em uma mina nos Estados Unidos, onde matou 78 trabalhadores. Por isso, desde o ano 2000, o movimento sindical brasileiro passou a realizar atividades para combater os acidentes de trabalho e divulgar os direitos básicos dos trabalhadores.
Ascom Força Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário