terça-feira, 28 de abril de 2015

Salvador - Prefeitura anuncia projeto para ampliar auxílio a vítimas


O prefeito ACM Neto (DEM), anunciou nesta segunda (27), durante coletiva à imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza para apresentar um balanço dos problemas ocasionados pelas chuvas e das ações emergenciais dos órgãos públicos municipais, que vai enviar hoje (28) à Câmara de Vereadores um projeto de lei instituindo um benefício de três salários mínimos para quem for vítima de casos graves de calamidade. Atualmente, a Prefeitura dispõe apenas do instrumento do auxílio-moradia no valor de R$300 por mês, mas só tem acesso ao benefício aquelas famílias que ficam desabrigadas.
“Vamos estender esse benefício para dar suporte às famílias que tiverem perdas em função de calamidades como fortes chuvas, incêndios ou o rompimento de uma adutora, por exemplo. Espero que os vereadores tenham sensibilidade e aprovem o projeto urgentemente”, afirmou ACM Neto, que prestou solidariedade aos parentes das vítimas fatais confirmadas hoje em função das chuvas. No total, a Prefeitura confirmou 11 mortes, sendo seis no deslizamento que ocorreu na região da Avenida San Martin e cinco na comunidade do Marotinho, em Bom Juá. A Prefeitura assegurou o auxílio-funeral para as famílias que tiveram essas perdas fatais. ACM Neto destacou que desde a madrugada a Prefeitura está trabalhando tendo como prioridade aos casos graves de deslizamento. O SAMU atendeu 12 chamadas e, no total, foram contabilizadas 21 vítimas, incluindo os 11 óbitos.
 “Ainda estamos trabalhando na retirada de outras pessoas que estariam soterradas e reforçando nossas equipes que vão trabalhar em regime de plantão 24 horas. No caso do SAMU, por exemplo, serão 16 equipes atuando nas próximas horas nas ambulâncias e outras oito em motos, que conseguem chegar mais facilmente em alguns pontos”, disse o prefeito. ACM Neto afirmou que as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) estão de prontidão, bem como os hospitais conveniados da Prefeitura. Também foram reforçadas as equipes da Limpurb e da Secretaria de Manutenção (Seman) para atuar nas ruas resolvendo problemas emergenciais e atuando para minimizar os efeitos negativos das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário