quarta-feira, 20 de maio de 2015

Campanha Nacional mobiliza Wenceslau Guimarães contra o abuso e exploração sexual de crianças


A Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mobilizou toda população wenceslauence em defesa dos direitos e acesso a educação nos dias 18, 19 e 20.
Para isso, a Prefeitura de Wenceslau Guimarães por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) construiu junto com os estudantes da rede pública de ensino um calendário de atividades sócio educativas na sede municipal e no Cocão, a fim de sensibilizar toda sociedade sobre a campanha.
Iniciando as atividades, na segunda-feira (18) profissionais do CREAS e CRAS realizaram uma ação de panfletagem as margens da BR 101 na entrada da cidade com o objetivo de dá visibilidade a campanha e divulgar as ações planejadas no município a cerca do tema.

Panfletagem as margens da BR 101

Através dos caminhoneiros, motoristas, motociclistas, pedestres, passageiros das topiques e ônibus, foi possível atingir toda região, mostrando o trabalho em torno da campanha realizado em Wenceslau.
No dia seguinte, a Praça Nelson Davi Ribeiro no centro da cidade foi palco de Cordéis do Colégio Rui Barbosa e de teatro do Menandro Menahim e CRAS. Nestas atividades, os estudantes abordaram o tema da violência e trouxeram reflexões para combater e garantir o direito das crianças.
Em seguida, os estudantes percorreram os principais pontos do centro da cidade dialogando com a sociedade e divulgando o número 100, como ferramenta de denuncia.
Nesta quarta a equipe do CREAS se deslocou até o distrito do Cocão para realizar palestras e construir rodas de conversa sobre o abuso e à exploração sexual para com as crianças.
As atividades aconteceram no Colégio Maria Alice e garantiu a participação de crianças, adolescentes e familiares. 

Atividades da Campanha no Cocão

Campanha Nacional 

A campanha está em vigor desde o dia 18 de maio de 1973 quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Denuncie

Um dos mecanismos de denuncia é o “Disque 100” divulgado durante a caminhada desta terça-feira pela Prefeitura e CREAS.

O método foi criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Os dados mostram que de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita.


Prefeitura e Secretaria de Educação realizam Fórum de Educação Infantil





Com objetivo discutir políticas públicas, práticas sociais e pedagógicas voltadas à Educação Infantil, Professores, Gestores e auxiliares participaram do 1º Fórum de Educação que aconteceu neste sábado (16) na Escola Rui Barbosa, das 08 às 16 horas e abordou o tema, Ciranda Reflexiva sobre Educação Infantil.


A fim de alcançar as demandas apontadas, o Fórum contou com a presença da técnica em formação de professores Patrizia Ferreira, Valdineia Medeiros, do Conselho de Educação e Liliane Sabino do Conselho Tutelar.


Além destes espaços, o Fórum contou com a colaboração de Alexsandro Silva, mais conhecido como Sandro, realizando uma oficina de musicalização, com o objetivo de fortalecer o eixo temático música, que de acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) que também de acordo com Lei de Diretrizes e Bases (LDB) também será obrigatório nas demais modalidades, para apresentação dos projetos musicais adquiridos pela Prefeitura Municipal com o objetivo de incentivar e fortalecer a prática musical em sala de aula.


Instrumentos musicais adquiridos pela Prefeitura Municipal
Pensando nisto, estes materiais foram apresentados ao Fórum, estabelecendo um dialogo sobre a importância da musica como ferramenta pedagógica e os professores aprenderam a construir instrumentos musicais através de materiais recicláveis para ensinar aos seus alunos, com o objetivo de melhorar a pratica pedagógica e de incentivar a prática musical aos alunos na ajuda da identificação dos sons.
Segundo as coordenadoras do departamento de educação infantil Erivalda Nunes e Vânia Carla Gomes o Fórum é uma articulação com as diversas representações públicas e políticas que trabalham direta ou indiretamente com a educação infantil. Capacitando o monitoramento e a atuação política pedagógica nesta área, tendo como base o Programa ProInfância do Governo Estadual.
Oficina de Musicalização
Com o apoio da Prefeitura de Wenceslau Guimarães e realização da Secretaria de Educação, o espaço propôs sensibilizar os profissionais de Educação Infantil sobre a importância do processo de formação continuada na construção de uma educação de qualidade.
Educação de qualidade.
Esse é mais um compromisso do Governo de Nestor Vicente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário