quinta-feira, 31 de março de 2016

Tráfico quer invadir favela para vingar morte de Ryan, aponta documento


Familiares e amigos enterram o corpo do menino Ryan Gabriel, de 4 anos, no  cemitério de Irajá, no Rio de Janeiro. Ele morreu após ser atingido por uma bala perdida durante confronto de traficantes dos morros da Serrinha e Cajueiro, em Madureira (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Familiares e amigos enterram o corpo de Ryan na terça-feira (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)












A escalada da violência na região de Madureira, na Zona Norte do Rio, parece estar longe do fim. De acordo com trecho de documento emitido pelo setor de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), obtido pelo G1, traficantes de uma facção rival à que controla o Morro da Serrinha planejam invadir a comunidade. Um dos motivos, como consta no ofício, é vingar a morte de Ryan Gabriel, de 4 anos, baleado no Morro do Cajueiro.

Segundo o texto da Seseg, além de uma retaliação à morte da criança, os traficantes também pretendem dominar os pontos de vendas de drogas na Serrinha. Consta no documento que os criminosos estão saindo de outras favelas e "se locomovendo para os Morros do Cajueiro e Congonhas", antes de promoverem um ataque à comunidade.

O documento destaca ainda que os traficantes que pretendem invadir a Serrinha são da mesma facção do Cajueiro, e sairão do Morro Faz-Quem-Quer, em Rocha Miranda, e dos conjuntos de favelas do Chapadão, na Pavuna, e do Lins.


Morte é investigada

Ryan foi baleado em pleno Domingo de Páscoa na Favela do Cajueiro, onde vivia, durante troca de tiros entre criminosos da própria comunidade com uma facção rival da Serrinha. Segundo a polícia, ele foi atingido por uma bala perdida.

Na quarta-feira (30), o delegado titular da Delegacia de Homicídios da Capital, Fábio Cardoso, descartou a possibilidade de que a morte de Ryan tenha sido uma ação proposital dos traficantes. À tarde, agentes da DH estiveram no Morro do Cajueiro para periciar a casa do avô de Ryan e não encontraram nenhuma bala no local.
Tentativas de homicídio dobram na região
Dados do Instituto de Segurança Pública sinalizam que 2016 caminha para ser um ano mais violento que o anterior naquela região da Zona Norte do Rio. Comparando os meses de fevereiro de 2015 com este ano, o número de tentativas de homicídios dobrou. Saltou de seis para 12.

Também foram registradas mais lesões corporais dolosas. Só em fevereiro foram 22 a mais. O número de homicídios destoa: caiu de 15 para 9. Além de Madureira, fazem parte da mesma região de policiamento os bairros de Oswaldo Cruz, Campinho, Cascadura, Quintino Bocaiúva, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Coelho Neto, Honório Gurgel, Rocha Miranda, Praça Seca, Vila Valqueire, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Turiaçu e Vaz Lobo.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 RJ ou por Whatsapp e Viber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário