terça-feira, 1 de março de 2016

Prefeitura confirma oitava morte por dengue grave em Juiz de Fora

A morte de um idoso de 98 anos foi a oitava por dengue grave em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele morava na região Leste e morreu na última sexta-feira (26). A programação de ações para esta semana conta com dois carros fumacê e mais agentes comunitários. Em duas vistorias de terrenos e imóveis abandonados ou com proprietários ausentes nesta segunda, foram coletadas 250 larvas, que serão periciadas.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde concluiu a investigação da morte do idoso nesta segunda-feira (29) e atestou o óbito pela doença. Outros detalhes, como o bairro onde ele morava e a internação, não foram divulgados.
Neste ano outras cinco idosas, uma mulher e uma adolescente morreram por dengue grave na cidade. A morte de uma idosa de 80 anos no dia 21 de fevereiro está sob investigação. O número de notificações e confirmações da doença serão divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Combate à dengue
A partir desta terça-feira (1º), 438 agentes comunitários de saúde se juntam aos agentes de endemias e ao Exército. Após treinamento, os profissionais agora têm que fazer 50 vistorias por mês na região onde já atuam. A meta é visitar cerca de 70 mil domicílios.

Eles também farão mutirões aos sábados, em escala por região, e irão orientar os moradores sobre como evitar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Nesta terça-feira, entre 17h e 21h, os dois carros fumacê vão passar pelos bairros Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita, Jóquei Clube e Barbosa Lage. Até domingo (6), a previsão é de que os veículos percorram 40 bairros. Confira aprogramação para os próximos dias.
A orientação é que a população, se possível, mantenha as janelas abertas, abrigue os animais de estimação no interior das casas ou em outro local seguro e tampe os alimentos, para que não sejam atingidos pelo inseticida. Em caso de vento forte e chuvas, as ações serão interrompidas.
Na sexta-feira (4), no "Dia de Mobilização para o Combate ao Aedes", está prevista uma blitz educativa de conscientização no calçadão da Rua Halfeld, entre 10h e 12h. Serão distribuídos informativos, contendo orientações para alertar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e como prevenir os focos dentro de casa.
Os mesmos informativos serão entregues nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas municipais.
Vistorias
Nesta terça-feira, fiscais de posturas da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) irão remover veículos em estado de abandono na Rua Diva Garcia, no Bairro Linhares.

Nesta segunda-feira, em duas vistorias e limpezas em terrenos abandonados ou com proprietário ausente, as equipes da Prefeitura encontraram 250 larvas em dois terrenos, na Avenida Olegário Maciel, no Centro, e na Rua Humaitá, no Bairro Paineiras. Os agentes de zoonoses fizeram a coleta e o material será encaminhado ao laboratório, para confirmação se eram do mosquito Aedes aegypti.
A roçada também foi realizada em um grande terreno na mesma rua. Os custos dos serviços executados pelo Município serão cobrados do proprietário, que estará sujeito a multa, por não realizar a manutenção do imóvel.
Casos em Juiz de Fora
Além das sete mortes por dengue grave, duas gestantes foram diagnosticadas com vírus da zikae um homem com chikungunya. A Prefeitura decretou situação de emergência em janeiro.

O levantamento do dia 23 de fevereiro contabilizava 1.653 casos confirmados de dengue e suspeitas. O número era mais do que o dobro dos dados de 4 de fevereiro, quando havia 799 casos de dengue, zika e chikungunya.
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário