segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Candidatos à reeleição em Salvador e São Paulo usam perfis pessoais para se promover

Candidatos à reeleição em Salvador e São Paulo usam perfis pessoais para se promover
Foto: Valter Pontes/ Agecom
Os candidatos à reeleição em Salvador, ACM Neto (DEM), e em São Paulo, Fernando Haddad (PT), usam seus perfis nas redes sociais para se promover no período de pré-campanha. A lei eleitoral proíbe a publicação de conteúdo que se configure como propaganda nos canais de comunicação de prefeituras e câmaras municipais desde 1º de julho, mas não há vedação nas páginas pessoais. De acordo com a Folha, o uso das redes sociais é uma alternativa, mas a utilização de ferramentas para potencializar o alcance dos posts - como patrocínio no Facebook - pode resultar em multas para os candidatos. Em Recife, os candidatos à prefeitura Priscila Krause (DEM) e Edilson Silva (PSOL) foram multados por recorrer a posts pagos, após a Justiça considerar que houve propaganda antecipada. Ambos negam irregularidades e dizem que faziam divulgação de seus mandatos na Assembleia Legislativa. O advogado Tiago Ayres esclareceu, em entrevista à publicação, que legislação eleitoral aprovada no ano passado ampliou a liberdade dos candidatos na pré-campanha, que podem ter suas qualidades exaltadas e apresentar plataformas polítias, mas suas redes pessoais não podem ser alimentadas por equipes de órgãos públicos. Assessores de Neto e Haddad informaram que as redes pessoais dos prefeitos são atualizadas pelos próprios - no caso soteropolitano, há o pagamento de uma funcionária com recursos próprios; em São Paulo, Haddad afirmaou que recebe colaborção de voluntários.

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