Nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Bahia foram habilitadas pelo Ministério da Saúde para receber, mensalmente, do governo federal verbas de custeio – recursos carimbados para aquisição de material hospitalar, quitação de folha de pagamento e outras despesas semelhantes. Ao todo, até o final do ano, R$ 17,940 milhões serão repassados em parcelas mensais para unidades localizadas nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Dias D’Ávila, Itapetinga, Guanambi e Teixeira de Freitas. A capital baiana é a única cidade que habilitou três UPAs para receber as verbas. Os outros seis municípios terão, cada um deles, uma unidade contemplada. O órgão federal não informou quais as três unidades de Salvador que estão na lista, mas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), quatro UPAs administradas pela prefeitura da capital aguardam pela habilitação. São as Unidades de Pronto Atendimento dos bairros de São Cristóvão, Brotas, Paripe e Pirajá.
Enquanto isso, o prédio destinado ao funcionamento de uma UPA em Jequié, continua sem possibilidade de funcionamento. A obra de um canal de drenagem de água pluvial paralisada no entorno do prédio inviabiliza ainda mais colocação do prédio em atividade. A Prefeitura alega falta de recursos para manutenção do equipamento. O Governo do Estado se dispôs em assumir o funcionamento da UPA, desde que as obras de construção, que envolvem recursos da União, estejam concluídos. Enquanto isso, as instalações físicas do imóvel enfrentam processo acentuado de deterioração e a prática de atos de vandalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário