Enem 2017 publicação do edital em fevereiro, de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC); com informações referentes à realização do Exame Nacional do Ensino Médio.
No início do mês de dezembro, o MEC informou que algumas mudanças serão implantadas nas próximas edições do Enem. Com a divulgação do edital, além de saber prazo de inscrições e datas de provas; o estudante ficará sabendo quais mudanças deverão valer para 2017 para o exame nacional.
As mudanças propostas, segundo o MEC, são para que o Enem se adapte ao novo modelo de ensino médio, sugerido pela Medida Provisória (MP) 746/2016 e serão definidas de acordo com uma consulta pública que deverá ser lançada no site do ministério até o dia 10 de janeiro. Algumas alterações devem ficar para 2018.
Abaixo as principais mudanças para o Enem 2017 que já foram veiculadas:
1-Exclusão na emissão do certificado de conclusão do ensino médio, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a possibilidade na reativação do Encceja, exame próprio para esta finalidade;
2-Exclusão dos candidatos treineiros, alunos matriculados no Fundamental II e nas duas primeiras séries do Ensino Médio no ano letivo de 2017, não poderão se inscrever nas próximas edições do Enem;
3- O candidato terá limites de até três (3) pedidos na declaração de isenção e na quarta tentativa terá que pagar a taxa de inscrição (oficial); em virtude da alta percentagem de ausência dos candidatos nesta situação no Enem;
4- O Exame Nacional do Ensino Médio contará com quatro modelos de provas nas próximas edições:
a-Simulado para os candidatos ” treineiros ” em Julho/2017;
b-Enem – Sistema Universal em Outubro/2017;
c-Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017;
d-Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.
a-Simulado para os candidatos ” treineiros ” em Julho/2017;
b-Enem – Sistema Universal em Outubro/2017;
c-Enem – Sistema Prisional (PPL) em Dezembro/2017;
d-Enem (curinga) em caso de adiamento por interrupção de energia elétrica, falhas nos locais de provas, ocupações ou algo que possa colocar riscos na aplicação das provas do exame.
5- O MEC estuda excluir a plataforma da Hora do ENEM e do Geekie Games nas próximas edições do exame;
6- O INEP, órgão responsável pelo Enem analisa aumentar o valor da taxa de inscrição do Enem de R$68 para R$74 na edição de 2017;
7-O INEP/MEC avalia ainda se haverá possíveis mudanças no formato das provas (pretende diminuir as questões e aplicar em um dia) e os candidatos inscritos como ” sabatistas ” poderão obter outro modelo de prova e será aplicado em uma outra data. Há um indicativo do Ministro em retirar a redação do Enem, informação que não foi confirmada.
Enem 2016
As notas da última edição do Enem serão utilizadas para os programas que dependem desse resultado que são Fies, SiSU e ProUni.
Sisu edição 2017
As inscrições junto ao Sisu para selecionar candidatos para as diversas Instituições Federais estarão disponíveis a partir de 19 de janeiro de 2017; após a divulgação do Resultado do Enem edição 2016 pelo Inep.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu; o candidato deverá manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma do processo de seleção.
Consulte outras Instituições que já lançaram vagas para o Sisu edição 2017.
Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu da última edição
-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;
-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, Direito, Engenharia e Administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário