A secretaria de saúde através da vigilância sanitária em suas inspeções de rotina nos estabelecimentos comerciais de Itagi vem trabalhando a sensibilização das pessoas que trabalham principalmente com alimentos no requisito cuidados com armazenamento e data de validade expirada. O produto com 30 dias para vencer deve ser colocado em destaque no estabelecimento com preço promocional e caso Ainda esteja na prateleira no dia do vencimento este deve ser retirado imediatamente. O consumidor deve estar atento, pois os produtos vencidos encontrados estão sendo apreendidos e inutilizados. Entre os alimentos vencidos estavam biscoitos, leite em pó, massa para mingau, molhos, macarrão instantâneo entre outros. A Vigilância Sanitária fiscaliza toda a cadeia produtiva, desde a produção do alimento até a venda dos produtos, com intuito de identificar possíveis riscos à população. Se forem encontradas irregularidades, como contaminação da comida, o dono do comércio e a indústria podem ser autuados.
As sanções vão desde uma interdição sumária do estabelecimento que oferece os itens, autuação para responder a processo administrativo e pagamento de multa.
Em alguns casos, os estabelecimentos têm até 30 dias para corrigir os problemas. Além disso, amostras do material suspeito de contaminação que foram apreendidas são encaminhadas para o laboratório onde são feitos testes químicos, físicos e biológicos para avaliar a composição do alimento. "São extremamente importantes na investigação”, disse à coordenadora. "O consumidor e a sociedade são os grandes fiscais para verificar se os alimentos estão armazenados com uma refrigeração adequada, se o local está limpo, se há a presença de insetos e outros animais", destaca a coordenadora da Vigilância Sanitária.
Fonte: Ascom
Governo cuidando de você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário