quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla











Do dia 21 a 28/08/2017 foi realizada a semana  Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla, nesse período a APAE ( Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), realizou eventos voltados para chamar à atenção de autoridades e pessoas da comunidade para serem colaboradores, convidado–os a terem sensibilidades e assim compreender melhor essas pessoas especiais. Gandu, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Wenceslau Guimarães e Teolândia foram parceiras desse evento que teve como tema: Direitos, necessidades e realizações.
Nos eventos as pessoas especiais tiveram a oportunidade de mostrar que são bons, na capoeira, dança aeróbica, canto e arte em geral. Compondo a mesa de representantes e autoridades como"A presidente da APAE de Gandu Juliana Almeda, o prefeito da cidade de Wenceslau Kaká, que faz questão de estar em todos os eventos promovidos na cidade, câmaras de vereadores e secretários. O Blog WG NA MIRA quer parabenizar a sala multifuncional onde a professora Italuana Vidal ajuda com todo seu amor dedicando-se a um bom tempo a cuidar dessas pessoas especiais e também como o grupo de libras onde a comunicação através de gestos ajuda na interação na sociedade.

 Vale a pena lembrar que, diante de todas as dificuldades ainda existe um mal maior que é a violência contra pessoas com necessidades especiais.
A pessoa com deficiência é aquela que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, pois em interação com diversas barreiras podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

Os dados internacionais de organização mundial da saúde sobre a violência contra pessoas com deficiência revelam que em determinados países, um quarto da população sofre maus tratos e abusos violentos, na pesquisa os dados mostram a violência praticada contra crianças e idosos com deficiência é mais alta e intensa que em relação às pessoas sem deficiências.
São freqüentes as violações: falta de acesso dos portadores de deficiência à escola; falta de acesso a serviços de saúde; problemas de moradia e de infraestrutura; e falta de acessibilidade e de transportes adaptado. 
O autor da violência está sempre em situação de poder em relação à vítima. A violência deve ser reconhecida como um problema social e em certos casos crime punível. A caracterização da violência em relação à pessoa com deficiência é a mesma de outras áreas sociais.
Obs: Não pense duas vezes se você está sendo vítima de uma violência ou conhece alguém que está, DENUNCIE- DISQUE 100, procure o CREAS, Conselho Tutelar (em caso de crianças/ adolescentes), ou procure uma delegacia de polícia do seu município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário