As chuvas fortes na região norte do Tocantins estão causando vários transtornos. Alagamentos e desabamentos de estradas e pontes deixaram estudantes da zona rural de Goiatins sem frequentar as aulas e parte dos indígenas da região ficaram ilhados. Há pelo menos duas semanas o transporte público escolar não consegue pegar os alunos e pelo menos 12 estudantes estão sendo prejudicados.
Uma foto enviada por um morador da cidade ao G1 mostra uma Kombi da prefeitura ao lado de uma cratera gigante. Com a estrada molhada, o risco de deslizamento aumenta. O prefeito de Goiatins, Antônio Luiz, informou que a foto foi tirada nessa terça-feira (10), e que o buraco tomou toda a estrada. Agora o veículo não vai mais na região.
Alguns quilômetros à frente também há uma ponte que foi destruída pela chuva e o veículo também não conseguiria passar. Para conseguir ir à escola, alguns alunos caminhavam cerca de 5 km até o local que a Kombi conseguia chegar.
Em outra parte da zona rural do município houve desabamento e pontes ficaram encobertas. Pelo menos 3,4 mil indígenas da etnia Krahô estão ilhados entre Goiatins e Itacajá, na região norte do estado.
O prefeito de Goiatins, Antônio Luiz, informou que vai decretar estado de calamidade em razão dos estragos provocados pela chuva. Disse ainda que várias estradas que cortam o município foram afetadas e que alunos da zona rural, inclusive de aldeias, não estão frequentando as aulas.
O prefeito disse ainda que será necessário esperar o período chuvoso para resolver o problema.
"Essa cratera aumentou com a última chuva e carro não passa mais. Não temos o poder de paralisar as chuvas e não adianta mexer com as estradas na situação que está"., explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário