quarta-feira, 4 de abril de 2018

Salvador tem atos pró-Lula em dia de julgamento


Aliados do ex-presidente Lula se reunirão hoje, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador para manifestar apoio ao petista durante o julgamento do habeas corpus no Supremo Tribunal Federal. O ato começa por volta das 13h. Ontem foi realizada a Carreata Lula Livre, com concentração no Vale do Canela, em Salvador. Os manifestantes iniciaram o trajeto até o Subúrbio por volta das 18h. O encerramento se deu com ato político cultural na Praça da Revolução (Periperi). A CUT Bahia é uma das principais organizadoras das manifestações. “A lista de golpes contra o povo é extensa e por isso vamos para as ruas, lutar pela esperança de mudança desse atual cenário do Brasil. E a busca por democracia na atual conjuntura é sinônimo de luta para que as eleições em nosso país seja justa, e que todos os candidatos tenham o direito concorrer a votação. A verdade é uma só: Se eleição fosse hoje, Lula ganharia no primeiro turno”, declarou a entidade em nota.
O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, também vai marcar presença nos atos. Para ele, a Constituição garante o direito de prisão apenas após o trânsito e julgado. “Não tem como o STF negar um habeas corpus a Lula, sendo que a Constituição garante esse direito. O STF  criou uma jurisprudência inconstitucional. Só quem pode operar a legislação são os parlamentares. Se os ministros do STF quiserem operar a Constituição, eles devem renunciar o cargo e disputar eleição”, critica. A líder da oposição na Câmara de Salvador, vereadora Marta Rodrigues (PT), também iniciou uma maratona contra a prisão do ex-presidente. Ao lado de militantes, ela tem ido às ruas para conversar com a população e distribuir panfletos com informações sobre os reais motivos pela prisão do petista: “Trata-se de um julgamento de cartas marcadas, semelhantes aos outros, um julgamento político, querem prender o Lula porque sabem da força que ele tem como candidato. A prisão de Lula é um projeto da direita que privilegia as elites”, afirma.  
A senadora Lídice da Mata (PSB) vai acompanhar os protestos em Brasília. “Esperamos que haja uma correção dos erros cometidos na primeira e segunda instâncias, em que o ex-presidente Lula foi julgado politicamente e não juridicamente. Ele foi condenado sem nenhuma prova e o próprio triplex em questão foi arrolado pela empreiteira em outro processo”, declarou à Tribuna. Na capital federal, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, junto à militância do PT, promoverão grande ato público às 12h na área em frente ao STF. A deputada baiana Alice Portugal (PCdoB) também vai marcar presença no local.
Opositores pedem prisão de petista em carreata
Ontem também foram realizados protestos contra o ex-presidente. O Movimento Brasil Livre na Bahia (MBL), que teve protagonismo nos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, iniciou sua concentração às 20h, no Farol da Barra. Os organizadores trouxeram carros de som e contaram com a presença de militantes em defesa da prisão em segunda instância e a favor do juiz Sérgio Moro.
Já o Vem Pra Rua iniciou uma carreata com cerca de 120 carros partindo da região do antigo Aeroclube até a Barra. Vestindo roupas com as cores verde e amarelo, os manifestantes também carregavam bonecos do ex-presidente vestido de presidiário e máscaras em homenagem a Moro. "Por favor, não cortem o comboio. Não fechem saída de ruas e avenidas", orientou um dos líderes do movimento antes da saída do cortejo. "O importante é a gente não causar o mesmo transtorno que [os manifestantes pró-Lula] estão causando do outro lado da cidade", completou.
Pelo Brasil, além da Bahia, ocorreram protestos no Distrito Federal em mais 16 estados: Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Novas manifestações também devem ocorrer hoje durante o julgamento do habeas corpus de Lula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário