quinta-feira, 16 de maio de 2019

Mais de 369 mil baianos já estão inscritos no Enem; prazo acaba nesta sexta-feira (17)



As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão encerradas nesta sexta-feira, dia 17, às 23h59. Até a tarde desta quarta-feira, 15,, 369.949 estudantes baianos já haviam se cadastrado para fazer a prova. O número representa 8% do total de 4.642.943 candidatos já inscritos em todo o Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame.
Apesar do número parecer pequeno, se comparado com os inscritos da última edição do exame na Bahia, as adesões, segundo o Inep, seguem dentro da normalidade. Em 2018, o órgão confirmou 398.490 baianos inscritos no Enem. O número de alunos já inscritos para a edição 2019 alcança 94,5% desse total.
A taxa de inscrição para o Enem 2019 é de R$ 85. Quem não obteve ou não pediu a  isenção da taxa deverá fazer o pagamento até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. 
Já os cartões com informações do local de prova para cada aluno chegam nos endereços indicados a partir de outubro. As provas do exame serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro.
Atendimento especial 
No dia 17, também termina o prazo para solicitar o atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira. O atendimento especializado é dirigido às pessoas que têm autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.
Os candidatos devem informar, no ato da inscrição, qual auxílio necessitam. Também é possível pedir uma hora a mais para resolver questões. O candidato precisa comprovar as necessidades especiais por meio de laudos médicos.
Já o atendimento específico é dirigido às grávidas e mulheres que estão amamentando, idosos, estudantes em classe hospitalar e outra situação específica a ser informada no ato da inscrição. Nesses casos, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito.
No dia 22 será divulgado o resultado dos pedidos de atendimentos especializados e específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário