sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Senado lança podcast que conta a história do Brasil

O Senado acaba de lançar um podcast sobre a história do Brasil. Trata-se do Arquivo S, que recorre aos discursos e projetos de lei dos senadores de diversas épocas para reconstituir o passado nacional. Um episódio novo será levado ao ar todo dia 15.
Foto: Agência Senado


Para escutar a nova série, basta fazer uma busca em algum aplicativo de podcast ou de streaming de música (como Deezer ou Spotify) com as expressões “Arquivo S” ou “Senado”.

Dois episódios já podem ser ouvidos: um sobre o palácio onde viveram os imperadores dom Pedro I e dom Pedro II, que mais tarde seria transformado no Museu Nacional, e outro a respeito da epidemia de gripe espanhola de 1918, que devastou o Brasil e chegou a matar o presidente eleito, Rodrigues Alves. O terceiro episódio, que será lançado no próximo dia 15, contará a história da primeira senadora do país.

A matéria-prima do Arquivo S sai do acervo do Arquivo do Senado, que guarda os documentos oficiais produzidos pelo Parlamento nos últimos dois séculos. A equipe de locutores da Rádio Senado utiliza esses papéis históricos para dar vida aos senadores do Império e da República.

— Um dos diferenciais do podcast Arquivo S é mostrar o passado do Brasil de maneira informal. vibrante e até lúdica, mas sem perder o rigor histórico — afirma o jornalista Ricardo Westin, da Agência Senado, um dos responsáveis pelo Arquivo S.

— Agrada tanto aos estudantes que se preparam para as provas de história quanto às pessoas que simplesmente querem entender melhor o nosso passado — acrescenta o publicitário Tarso Rocha, que faz parte do Núcleo de Mídias Sociais da Secretaria de Comunicação (Secom) e também produz o podcast.

O podcast Arquivo S é resultado de uma parceria entre a Agência Senado, a Rádio Senado, o Núcleo de Mídias Sociais e o Arquivo do Senado. O novo produto deriva do Arquivo S que desde 2014 é mensalmente publicado em forma de reportagens no Portal Senado Notícias e anualmente compilado em livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário