O ano de 2021 já chega trazendo mudança para o MEI. Como em todos os anos, em janeiro, o microempreendedor já conta com o novo valor do DAS atualizado de acordo com o novo salário mínimo.
O número de trabalhadores informais e liberais que buscam um CNPJ para se formalizar não para de crescer. E o registro de MEI é a principal porta de entrada para iniciar as atividades como pessoa jurídica.
No Brasil, já passa de 11 milhões o número de microempreendedores individuais. E só em janeiro de 2021, já foram mais de 185 mil aberturas registradas.
Diante disso, elaboramos um conteúdo para te ajudar a esclarecer o que 2021 traz de novidade ao mundo dos MEIs, de acordo com as novas regras do Governo. Vem com a gente.
Mudança no valor do DAS
De maneira simplificada, o DAS é uma guia mensal de recolhimento de imposto que o Microempreendedor Individual é obrigado a pagar.
Possui um valor fixo e deve ser pago no dia 20 de cada mês. Sendo essa data única e igual para todos, sem a possibilidade de alteração.
O valor final do DAS é composto pelo INSS + Imposto da Atividade (ICMS para Comércio e/ou ISS para Serviço). Sendo que o INSS corresponde a 5% do salário mínimo do ano atual.
O Governo ainda está ajustando o PGMEI para o cálculo do INSS com base no novo valor do salário mínimo. Até que o ajuste seja concluído, não será possível a emissão de DAS. Então, se você já é MEI, provavelmente notou que a emissão do DAS para os meses de 2021 ainda não está disponível.
Após esse ajuste, será disponibilizada a emissão e pagamento do DAS.
E se você é nosso cliente, fique tranquilo: assim que o Governo disponibilizar o ajuste, sua DAS atualizada será disponibilizada diretamente em seu App MEI Fácil.
Lembramos que o DAS referente a janeiro/2021 tem vencimento apenas em 22/02/2021.
https://blog.meifacil.com/obrigacoes-do-mei/mudancas-no-mei/ |
(Foto: Reprodução)
João Oliveira, Wenceslau Guimarães - BAHIA
Fonte: Blog Mei Fácil
Nenhum comentário:
Postar um comentário