Gestora municipal é alvo de processo no TRE-BA. Eleita com 13.748 votos, 100 a mais que o segundo colocado, Flaviano Bonfim (PP), a prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes (PSD), corre o risco de perder o seu mandato por meio de um processo contra ela no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Entre as acusações contra a gestora municipal, estão transferências de títulos eleitorais em números expressivos e fora do prazo legal, o sumiço de atas que validariam urnas eletrônicas, compra de votos através de cheque de campanha, além de abuso de poder econômico e outros crimes.
As especulações acerca das condutas de Alessandra durante o pleito municipal de 2020 culminaram em várias ações na Justiça, entre elas uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), de nº 0600918-58.2020.6.05.0178, e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), de nº 0600938-49.2020.6.05.0178. Se comprovadas, as acusações contra a prefeita ainda no primeiro ano do seu mandato, poderão resultar na sua exoneração.
Movida logo após o término das eleições, a AIJE contra a gestora chegou a ser arquivada pela Justiça, que entendeu que as provas anexadas na ação eram inconsistentes. Já a AIME, que foi aberta logo em seguida, contendo supostas novas provas contra a prefeita, teve um outro destino. Apesar de também ter sido arquivada na vara de Santo Amaro, a ação voltou a tramitar logo após a coligação do ex-prefeito Flaviano Bomfim recorrer ao TRE-BA, que com os votos de 11 desembargadores, decidiu que as apurações acerca da AIME deveriam ser retomadas.
No dia 1 de junho, a Justiça Eleitoral de Santo Amaro chegou a publicar um edital de convocação (nº 14/2021) dos partidos, da Ordem dos Advogados de Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP), para participação em uma espécie de reprocessamento do resultado das eleições.
(Foto: Reprodução)
João Oliveira, Wenceslau Guimarães - BAHIA
Fonte: https://pnoticias.com.br/noticia/politica/246220-acusada-de-diversas-fraudes-eleitorais-prefeita-de-santo-amaro-corre-risco-de-ter-mandato-cassado
Nenhum comentário:
Postar um comentário