De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados, este ano, 500 mil novos casos de câncer no país. Essa é a segunda causa de mortalidade no Brasil. A primeira são as doenças cardiovasculares. Para o instituto, o problema é que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) não está capacitada a fazer o diagnóstico precoce e, por isso, cabe à própria população adotar medidas de prevenção.
Com pequenas mudanças educacionais, você consegue diminuir a mortalidade de câncer em torno de 30% a 40%. O controle do peso, os exercícios físicos três vezes por semana, uma dieta pobre em gordura e rica em frutas e fibras, além do não tabagismo e do controle da ingestão de bebidas alcoólicas são as medidas mais importantes de prevenção do câncer, lembrou o especialista. Isso já é um grande ganho na diminuição da incidência de câncer.
Faça, você mesmo, inspeção pelo seu corpo, apalpando o pescoço, a virília, as axilas, as mamas e os testículos à procura de alterações nas glândulas. Elas são perceptíveis ao toque, devendo haver maior preocupação quando estiverem inchadas e indolores. Conheça melhor seu corpo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário