quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estudante de Pedagogia escreve texto abrindo a visão dos cidadãos

O estudante de Pedagogia, Cristiano Lisboa Paranhos, enviou ao blog um texto abordando a consciência das pessoas enquanto cidadãos e como seres políticos. O mesmo abordou o tema mexendo em feridas há muito tempo abertas, sem, contudo, perder o caráter imparcial.
A redação do WG na Mira considerou o texto como sendo de grande valor, pois trata de um tema bastante relevante e de interesse geral.
                                                                        Cristiano L. Paranhos*
Não sei por que tornamo-nos tão irracionais, conseguimos atribuir poder àqueles que não começam do lugar certo, ou seja, não se deve começar por obras que não saem do papel e sim pelas obras que realmente precisam ser feitas. Estabelecer a necessidade de alguém sem antes conhecê-la é uma maneira brutal de autoritarismo, desconsideração e entender que o povo aceita qualquer coisa para ficar calado. Nesse contexto, os políticos têm razão, o povo aceita mesmo qualquer coisa para se calar e precisamos parar com isto de “farinha pouca meu pirão primeiro” será que não podemos enxergar que morar em uma mansão em meio a uma favela é garantir um futuro sem segurança? Comer caviar, olhar da sacada e ver sua porta cheia de famintos é garantia de falta de paz? Estudar em outra cidade porque a sua não lhe oferece o que você entende por educação, é garantia da falta dela, sem reivindicação? Gritar e repetir seu voto é garantia de errar mais uma vez? Até quando vamos assistir a tudo isso? E a classe dominante usando as leis de um país sem justiça, permanecer com os mesmos – e falo dos que estão por vir – é garantia de greve a partir de 2013 e não se pode esquecer-se o absurdo de votar em alguém porque paga o salário em dia (que extraordinária falta de opção e perspectiva) em que momento este ato erradica a miséria que estamos vivendo? Sem comércio, SEM AULA, a falta de cultura e de educação. E mais um vez os políticos têm razão, será que não podemos ou sabemos distinguir R$ 100,00 de 4 anos de miséria? Será que não sabemos parar de falar mal e lutar com a única ferramenta real que temos para construir nosso futuro ou tentar melhorá-lo? Chega de falar mal, oxalá não precisemos mais das greves, porém, deixemos isto claro nas posses (2013) do nosso Brasil. Desta forma, fica o apelo à população para que sejamos os administradores dos municípios deste lindo país. Os grevistas espalhados pelo mundo estão de parabéns por alcançar seus objetivos e principalmente por conscientizar o povo, mostrando-lhe onde está o poder. Entretanto, não se deve mais esperar pelo último ano, vamos parar de acreditar que o primeiro ano é para organizar, vamos dar apenas o tempo necessário sob fiscalização total, se errarmos no voto, corrijamos na união da população, vamos fazer oposição de forma correta para que amanhã não venham as greves e os xingamentos que no primeiro caso resolve a situação de uma classe e o segundo de nada adianta, como disse um Titã “A gente não quer só comida” . Se você já desistiu de você pense nos seus filhos. Não percamos tempo com os “Pereirões” da vida, ou existe novela maior que a nossa realidade? Como dizia um amigo meu, “índio morre lutando mas não se entrega”.
Fica uma proposta para esta reflexão: Quando encontrar um político na rua olhe bem dentro dos seus olhos e pergunte, o que este ignorante espertalhão já fez por NÓS, quem é este que está me representando?

11 comentários:

  1. Quero neste momento, parabenizar o estudante Cristiano por esse belo texto. PARABÉNS! AMIGO, tudo de bom nessa sua caminhada.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que existe ainda um ser pensante em Wenceslau guimarães !
    Grande texto.

    ResponderExcluir
  3. É ISSO MESMO TEMOS O LIVRE DIREITO DE PENSARMOS NO FUTURO DO NOSSO MUNICIPIO,E PESSOAS COMPROMETIDOAS COM A MORAL E A ÉTICA ESTÃO TOMANDO SUAS POSIÇÕES.

    ResponderExcluir
  4. TOMARA QUE COM ESSE TEXTO VC NÃO RECEBA RETALIAÇÃO,VC E O POVO SABE PORQUE.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Cristiano! É de pessoas como vc que mudam o futuro de nosso pais, temos que parar com essa de VOTO DO CABRESTO- o voto por kilo de cimento- é um absurdo como se pode um cidadão dar um voto de confiança para politicos INCOMPETENTES!!! pessoas como vc mudam o Mundo PARABENS TIO!!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto que nos permite fazer reflexão sobre os rumos que estão dando ao futuro do nosso pais, e a esperança da mudança, da luta por educação de qualidade, e principalmente, formação e informação política, social consolidada para povo. Parabéns homem de luta.
    Aproveita e acessem este blog:http://acordanilopecanha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. o texto esta de parabéns se todos nóis pessasse assim wg ou nem so wg mais nosso brasil vai mudar pra melhor ...

    ResponderExcluir
  8. Parabens Cristiano não importa de qual lado politico façamos parte o que importa é que devemos sempre analisar os fatos não apenas os argumentos que a maioria dos politicos repassam ..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. É uma cultura (desde os anos 70)implantada pelos mesmos que aqui estão e a qual temos que quebrar. Parabens jovem pelo texto.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas belas palavras ,votaria em você rs!
    Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade.
    Que o Senhor Jesus te Abênçoe sempre.

    ResponderExcluir