sábado, 24 de dezembro de 2011

O espírito natalino... Permita-se vivê-lo!


Em meio às celebrações do natal, nos deparamos com diferentes tipos de manifestações de alegria, que para alguns podem parecer estranho ou bestagem, mas para outros, uma oportunidade de mostrar o quanto cada um de nós é importante, transmitindo para elas, felicidade, celebrando mutuamente a vida. Não sabemos por que, mas este é um sentimento comum nesta época de Natal.

Ao aproximar-se o Natal, é comum se ouvir a expressão "espírito natalino". Não sei bem o que esta expressão significa, mas parece apontar para um sentimento de bondade um tanto genérica, para um ar festivo recheado de presentes e de consumo, para o encontro festivo de familiares e parentes, para gestos episódicos de sensibilidade para com o próximo carente.

Celebrar o Natal é celebrar com otimismo o fato de sermos seres humanos. É assumir o viver humano com um viver no qual é possível fazer uma história grande e nobre, divina. Este otimismo embutido no Natal talvez explique uma face surpreendente: a alegria, uma alegria generalizada que contamina a todos, que podemos definir como espírito natalino!

3 comentários:

  1. É isso aí galera, o importante é se divertir de maneira saudável...agora, tem só um detalhe, teve um aí q me disse q é bom usar saia...kkkk...

    ResponderExcluir
  2. Esse é o famoso baba dos loucos ! o bom da vida é ser louco !

    ResponderExcluir