terça-feira, 15 de janeiro de 2013

WENCESLAU GUIMARÃES: Operação em combate à crimes ambientais desmancha carvoaria, apreende armas e solta pássaros raros

Uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil de Wenceslau Guimarães, colocou fim a vários crimes que vinham acontecendo nas imediações da reserva estadual ecológica de nova esperança, distrito pertencente ao município. O trabalho foi realizado mais precisamente no assentamento Chico Mendes, região de Mucuba, Sertãozinho, Imbiruçú e Cocão.
A operação aconteceu no último sábado, 12, quando uma equipe chefiada pelo delegado titular da cidade de Wenceslau Guimarães com auxílio de guardas que fazem a segurança patrimonial da reserva, apreendeu várias aves da fauna brasileira que estavam presas; destruíram dez carvoarias, onde eram queimadas madeiras de lei e apreenderam carvão, arma e madeira.
Segundo o delegado, a operação teve cunho educativo, pois foi a primeira vez que a Polícia esteve no local. Ninguém foi preso, apenas os materiais foram apreendidos. Todo o material, foi encaminhado para a delegacia. Os pássaros foram soltos no centro de triagem da reserva, onde passarão por um período de adaptação até voltarem para o hábitat natural. A iniciativa foi estimulada por várias denúncias feitas por moradores do local.
O saldo da operação foi positivo; aproximadamente 40 m² de vinhático foram apreendidos; 450 pássaros, entre eles, alguns raros como cadete, estevão e aracoã. 100 sacos de carvão foram destruídos no local e o restante do material foi encaminhado para a DEPOL. Os proprietários dos assentamentos não foram encontrados. Os locais onde eram queimadas as madeiras foram destruídos para por fim ao crime.
 
Fonte: blog Arautos de Teolândia

Um comentário: