A partir das 9h desta terça-feira (08), estão abertas as
consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda
2014, referente ao ano-exercício de 2013.
Serão liberadas também consultas sobre as restituições dos
anos de 2013 (ano-calendário 2012), 2012 (ano-calendário 2011), 2011
(ano-calendário 2010), 2010 (ano-calendário 2009), 2009 (ano-calendário 2008) e
2008 (ano-calendário 2007).
Neste lote serão contemplados 1.122.154 contribuintes,
totalizando mais de 1,8 bilhão de reais em restituições.
Apesar da liberação da consulta acontecer hoje, o crédito
referente ao segundo lote será depositado apenas no dia 15 de julho, próxima
terça-feira.
Como consultar
Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o
Receitafone 146.
A Receita disponibiliza
ainda aplicativos para tablets e smartphones que facilitam a consulta a
declarações e situação cadastral no CPF.
Por meio desses aplicativos é possível verificar o resultado
da restituição das declarações entregues desde 1999, checar a situação
cadastral da inscrição CPF na base da Receita e consultar o serviço de
orientações sobre restituição de IR.
Para baixar o aplicativo para o sistema Android clique aqui, e para fazer o download do aplicativo para o
sistema iOS, clique aqui.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se
o contribuinte não resgatá-la neste prazo, será necessário requerê-la pela
internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de
Restituição, ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) , no serviço
Declaração IRPF.
Se a declaração for liberada, mas o valor não for creditado, o contribuinte pode relatar o problema pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou pode ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se a declaração for liberada, mas o valor não for creditado, o contribuinte pode relatar o problema pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou pode ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
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