As equipes de emergência da Indonésia seguiam nesta segunda-feira (17) para a área onde foram localizados os destroços de um avião que caiu com 54 pessoas a bordo e com malotes de ajuda governamental, que continham o equivalente a 470.000 dólares.
Esta é a terceira catástrofe aérea em menos de um ano neste país do sudeste asiático e as autoridades não sabem se existe a possibilidade de sobreviventes.
O avião, um ATR 42 (biturbopropulsor) da companhia Trigana Air, perdeu o contato com a torre de controle no domingo pouco antes das 15h locais (3h de Brasília), depois de decolar da capital da província de Papua, Jayapura, com destino a Oksibil.
Esta é a terceira catástrofe aérea em menos de um ano neste país do sudeste asiático e as autoridades não sabem se existe a possibilidade de sobreviventes.
O avião, um ATR 42 (biturbopropulsor) da companhia Trigana Air, perdeu o contato com a torre de controle no domingo pouco antes das 15h locais (3h de Brasília), depois de decolar da capital da província de Papua, Jayapura, com destino a Oksibil.
No início da manhã desta segunda-feira, um avião seguiu para sobrevoar a
área onde foram encontrados os destroços da aeronave perto de Oksibil,
informou à AFP o porta-voz do ministério dos Transportes, J.A. Barata.
O avião transportava 49 adultos, incluindo cinco integrantes da tripulação, e cinco crianças.
Dez minutos antes do horário do pouso, o piloto entrou em contato com a torre de controle e pediu autorização para a aterrissagem, afirmou o capitão Beni Sumaryanto, diretor de operações da Trigana Air.
O avião transportava 49 adultos, incluindo cinco integrantes da tripulação, e cinco crianças.
Dez minutos antes do horário do pouso, o piloto entrou em contato com a torre de controle e pediu autorização para a aterrissagem, afirmou o capitão Beni Sumaryanto, diretor de operações da Trigana Air.
Air Service ATR42-300, similar ao desaparecido
(Foto: AP Photo)
Mas o avião não chegou ao destino e, meia hora depois, a companhia
aérea indonésia ordenou a outra aeronave que fizesse a mesma rota para
localizar o aparelho desaparecido, declarou Sumaryanto.
"O tempo estava muito ruim, o avião não conseguiu encontrar o outro e retornou a Sentani", afirmou Sumarynanto.
"Oksibil é uma área montanhosa onde o tempo é muito imprevisível. De repente, pode ficar nublado, escuro e com muito vento, sem aviso prévio", explicou.
"A região é escarpada e coberta por uma vegetação densa. Não há nenhuma estrada ou acesso", afirmou um porta-voz do exército, Teguh Pudiji Rahardjo.
O diretor do correio de Jayapura, Haryono, informou que a aeronave desaparecida também transportava malotes com 6,5 bilhões de rupias em dinheiro (470.000 dólares), que seriam distribuídos entre famílias pobres.
"Quatro de nossos funcionários escoltavam o dinheiro", afirmou Haryono, que como muitos indonésios tem apenas um nome.
Nervosismo das famílias
No aeroporto de Jayapura, a companhia Trigana Air criou um centro de crise e parentes das vítimas exigem notícias sobre o acidente, em meio a um nervosismo crescente.
"Minha família e eu estamos aqui há várias horas. Queremos saber o que aconteceu com o meu irmão, Kepi Deal, que estava no avião", afirmou Rifan Wea, uma das quase 100 pessoas no aeroporto.
A Trigana Air é uma pequena companhia aérea fundada em 1991 que oferece voos internos para quase 40 destinos na Indonésia.
A companhia utiliza pequenas aeronaves na remota e montanhosa Papua. As más condições climáticas provocaram vários acidentes nos últimos anos.
Na quarta-feira (12), um avião Cessna da companhia indonésia Komala Air caiu no distrito de Yahukimo, em Papua, acidente que deixou um morto e cinco pessoas gravemente feridas.
As autoridades atribuem o acidente ao mau tempo. A Indonésia tem um péssimo histórico na segurança aérea.
"O tempo estava muito ruim, o avião não conseguiu encontrar o outro e retornou a Sentani", afirmou Sumarynanto.
"Oksibil é uma área montanhosa onde o tempo é muito imprevisível. De repente, pode ficar nublado, escuro e com muito vento, sem aviso prévio", explicou.
"A região é escarpada e coberta por uma vegetação densa. Não há nenhuma estrada ou acesso", afirmou um porta-voz do exército, Teguh Pudiji Rahardjo.
O diretor do correio de Jayapura, Haryono, informou que a aeronave desaparecida também transportava malotes com 6,5 bilhões de rupias em dinheiro (470.000 dólares), que seriam distribuídos entre famílias pobres.
"Quatro de nossos funcionários escoltavam o dinheiro", afirmou Haryono, que como muitos indonésios tem apenas um nome.
Nervosismo das famílias
No aeroporto de Jayapura, a companhia Trigana Air criou um centro de crise e parentes das vítimas exigem notícias sobre o acidente, em meio a um nervosismo crescente.
"Minha família e eu estamos aqui há várias horas. Queremos saber o que aconteceu com o meu irmão, Kepi Deal, que estava no avião", afirmou Rifan Wea, uma das quase 100 pessoas no aeroporto.
A Trigana Air é uma pequena companhia aérea fundada em 1991 que oferece voos internos para quase 40 destinos na Indonésia.
A companhia utiliza pequenas aeronaves na remota e montanhosa Papua. As más condições climáticas provocaram vários acidentes nos últimos anos.
Na quarta-feira (12), um avião Cessna da companhia indonésia Komala Air caiu no distrito de Yahukimo, em Papua, acidente que deixou um morto e cinco pessoas gravemente feridas.
As autoridades atribuem o acidente ao mau tempo. A Indonésia tem um péssimo histórico na segurança aérea.
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