Com o início da greve dos bancos públicos e privados de todo o país, muitas agências bancárias param de funcionar ou funcionam apenas parcialmente, a partir desta terça-feira (6/9). Por isso, os clientes dos bancos devem encontrar dificuldades de realizar transações que precisem ser feitas fora dos ambientes eletrônicos. Para evitar perda dos prazos e cobrança de juros, os usuários dos bancos devem se informar e procurar maneiras alternativas de usar os serviços bancários.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) ressaltou que a população tem à sua disposição uma série de canais alternativos para realizar transações financeiras. Os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. O consumidor não pode se valer da greve para protelar os pagamentos. Por isso, deve ficar atento à data de vencimento das contas e procurar um meio alternativo para quitá-las, evitando, assim, problemas futuros. Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Mas o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. A Proteste esclarece que embora a greve seja um direito social garantido aos trabalhadores pela Constituição, ela não exime as empresas (no caso, os bancos) de garantir aos consumidores a prestação dos serviços essenciais no transcorrer da greve, além dos necessários esclarecimentos. O serviço de compensação bancária é considerado atividade essencial pela legislação brasileira e não pode sofrer qualquer paralisação. Portanto, cheques e DOCs devem ter a compensação nos prazos normais estipulados pelo Banco Central.
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