terça-feira, 18 de julho de 2017

MP denuncia fraude em cotas no concurso da Agerba


O MinistérioResultado de imagem para agerba Público do Estado (MP) denunciou três pessoas por suposta fraude nas cotas raciais  do concurso da Agerba, cujo resultado foi divulgado em março. Segundo a denúncia, eles foram aprovados para as vagas destinadas a pessoas que se autodeclaram negras, contudo sem preencherem os requisitos. A acusação levou o governo da Bahia a instaurar também processo investigativo para apurar a veracidade da informação fornecida pelos três candidatos, que não tiveram os nomes revelados. Nos próximos dias, serão convocados a comprovar presencialmente a condição de cotistas.  O não comparecimento, nesses casos, implica em reconhecimento da fraude.
Duas lupas
No âmbito do governo, a apuração será conduzida pelas secretarias estaduais da Administração e de Promoção da Igualdade Racial, além da Agerba, agência que regula serviços públicos de energia, transportes e comunicações. No total, o certame  disponibilizou 60 vagas, sendo 12 para cotas raciais. Se comprovada a falsidade, os candidatos serão excluídos do concurso.

Pacote completo
Com o anúncio do governador Rui Costa (PT) de que fará mudanças no secretariado, o PR vai reivindicar a pasta de Turismo com porteira  fechada. O partido já tem a secretaria e quer retomar o comando da Bahiatursa, hoje chefiada por Diogo Medrado, filho do deputado federal Marcos Medrado, que recentemente trocou o PR pelo Podemos. Com a mudança, a cúpula do PR entende que tem direito a apresentar outro nome para o órgão e,  por consequência, indicações para cargos. Na bolsa de apostas, são tidas como certas as saídas do secretário de Cultura, Jorge Portugal, e da Educação, Walter Pinheiro, que anunciou o desejo de voltar ao Congresso antes de outubro para concluir o mandato de senador.

Número mágico

Caciques do DEM praticamente fecharam acordo com 20 deputados federais  interessados em migrar para o partido. A intenção, segundo um dos negociadores mais ativos na sigla, é chegar a uma bancada com 50 integrantes. O que a tornaria a terceira maior da Câmara, atrás só de PMDB (62) e PT (58). Grande parte vem da ala governista do PSB, que vive hoje em disputa interna com a banda oposicionista. A ideia de uma nova legenda ainda  é considerada embrionária demais.

Linha de frente

Após obter  registro da Anvisa para se tornar a única fábrica de insulina humana no Brasil, concedido ontem,  a Bahiafarma desembarca hoje em Brasília para acertar a venda de até um milhão de unidades por mês ao Ministério da Saúde. Em março, o laboratório do governo baiano ganhou aval para fornecer 50% da demanda da pasta. “Há no Brasil 600 mil diabéticos dependentes de insulina NTH humana. São 20 milhões de doses ao ano, mas o monopólio dos estrangeiros tornou o abastecimento caro e irregular. É a chance de quebrarmos isso”, disse o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

Já são 201

O Ministério da Integração Nacional reconheceu emergência em mais seis cidades baianas por estiagem:  Belo Campo, São Domingos, Crisópolis, Ibipitanga, Remanso e Teofilândia.

"Divulgar a lista da regulação com  transparência é obrigação", Cezar Leite, vereador do PSDB, ao propor que o governo do estado divulgue na internet a lista de espera de pacientes que aguardam atendimento agendado na rede pública e suas posições.
Pílula

Terra arrasada Empossado na terça passada como prefeito de Lençóis por ordem do TSE, Marco Airton (PRB), o Marcão, encontrou a prefeitura com contas zeradas, portas sem fechadura, frota de veículos danificada, sumiço de arquivos e movimentações suspeitas. Tudo isso nos seis meses em que o cargo foi ocupado pelo presidente da Câmara, Flor Guia (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário