Diferente das edições anteriores, o Exame Nacional do Ensino Médio deste ano contará com detectores de metal e pontos eletrônicos, fiscalização de lanches e provas personalizadas para garantir a segurança do exame.
De acordo com a Agência Brasil, serão usados 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes, o que deve possibilitar a vistoria dos candidatos na entrada e na saída dos banheiros. Já os detectores de ponto eletrônico de ouvido serão usados de forma experimental em alguns locais de prova. O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth.
A prova personalizada é algo novo. Os cadernos de questões e folhas de respostas serão identificados com nome e número de inscrição do candidato. Apesar disso, continuarão tendo cores diferentes, mas não vai ser necessário assinalar a cor do caderno no cartão de respostas. Continua obrigatória a transcrição da frase de segurança apresentada na capa do caderno de questões para o cartão-resposta.
Em relação aos lanches, os alimentos industrializados deverão estar com as embalagens lacradas. Todos os itens serão vistoriados antes do ingresso na sala de aula. As outras regras do Enem serão mantidas, a exemplo da coleta da impressão digital dos estudantes. O Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário