O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Ângelo Coronel (PSD), vai reunir a bancada de oposição na próxima segunda-feira (18) para passar as novas informações do governador Rui Costa (PT) sobre as emendas impositivas dos parlamentares ainda não executadas. Em entrevista à Tribuna Coronel afirmou que o governador lhe deu “carta branca” para negociar com os deputados (não só da minoria) sobre a liberação de suas emendas. O atraso no pagamento das indicações dos deputados travou o plenário da Assembleia e já ameaça o prazo regimental para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) do governo do Estado para 2018. Ontem a sessão caiu pelo segundo dia consecutivo por falta de quórum, com ausência acentuada de parlamentares da base do governo.
“Estamos trabalhando por um acordo para votar a LOA ainda neste ano. Estive com o governador Rui Costa ontem (terça-feira, dia 12), e ele sinalizou que vai pagar boa parte O das emendas ainda neste ano. Segunda-feira vou reunir a oposição para conversar sobre isso. O governador me deu carta branca para negociar com os parlamentares”, afirmou Coronel. Outro assunto que o presidente da Assembleia tratou com o governador foi o orçamento da Casa para 2018, cuja expectativa é de R$ 644 milhões. “Nossa proposta passada ao governador foi de um reajuste de 3% sobre o orçamento deste ano, que foi de R$ 566 milhões. Nossa base para reajuste de 3% foi feita com base no IPCA (Índice Preços ao Consumidor Amplo). O governador vai analisar e me dar uma resposta em breve. Acho que terá problema, porque é um reajuste bem realístico”, avalia o deputado.
Sobre o projeto que tranca a pauta no plenário, Coronel disse que acredita que o governo não tenha pressa em aprová-lo porque “não é nada muito importante”. A matéria autoriza o Executivo a repactuar empréstimos contratos com bancos. “Os deputados do governo ainda não deram quórum para aprovar essa matéria porque não é nada muito importante assim. Vamos bater o martelo com os deputados sobre as emendas e resolver logo essas pendências para fecharmos nosso ano com tranquilidade. Quero votar ainda mais uns 70 projetos até nossa última sessão do ano”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário