quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

'Bola de fogo' no céu assusta moradores de Salvador;

Diversos moradores da orla de Salvador viram um forte clarão surgir no céu por volta das 22h30 desta terça-feira (20). Há relatos em bairros como Pituba, Brotas, Imbuí e Stiep, além de áreas da Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas e Guarajuba. Até mesmo comentários em Itaberaba, na Chapada Diamantina, e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, foram identificados. Ainda não há detalhes sobre o que teria causado o clarão, mas algumas pessoas pensaram se tratar de um meteoro.
"Alguém mais viu um 'meteoro' cruzando a Pituba agora?", questionou um internauta no Facebook. "Eu não sei de foi uma estrela cadente, mas acabei de ver uma bola de fogo caindo do céu com um clarão enorme. Mais alguém de Salvador viu?", contou outro no Twitter. "Alguém explica esse clarão no céu de Salvador? E esse objeto caindo e pegando fogo? Não sei o que foi, nunca vi nada assim. Não vou mentir ué, na dúvida, eu fiz até pedido. Tô morrendo de curiosidade", brincou outro. Não há registro sobre barulhos após o clarão. 
Na manhã dessa quarta-feira (21), o site Bahia Notícias informou que o clarão pode ter sido provocado por um foguete russo. Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) previu a queda de destroços para aquela noite. O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil.
 Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o clarão foi causado por um meteoro. 
"Esses meteoros são rochas que estão vagando pelo espaço, e às vezes cruzam o caminho da Terra e acabam queimando na atmosfera. Quando isso acontece, a rocha espacial produz um brilho intenso e então chamamos de “meteoro”, quando a rocha ainda não entrou na Terra o nome dado é meteoroide", explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário