segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Lacalle Pou diz que vitória nas eleições do Uruguai é 'irreversível', mas Martínez não concede derrota

Candidato de centro-direita afirmou que o atual presidente, Tabaré Vázquez, já o telefonou. Porém, adversário prefere aguardar resultado oficial, que depende da contagem de votos considerados especiais

Luis Lacalle Pou, candidato do Partido Nacional, acena a correligionários enquanto espera resultado do segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai neste domingo (24) — Foto: Mariana Greif/Reuters
Imagens: GloboNews

 

 

O candidato da oposição a presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou nesta segunda-feira (25) que o resultado do segundo turno das eleições presidenciais é "irreversível" e que o atual presidente, Tabaré Vázquez, o telefonou. No entanto, Lacalle Pou evitou declarar, com clareza, vitória sobre o governista Daniel Martínez. O candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla não reconheceu derrota até a última atualização desta reportagem. O vencedor do pleito só deve ser conhecido ao fim desta semana.
"Ele não nos ligou nem reconheceu o resultado, que pelo nosso ponto de vista é irreversível", afirmou Lacalle Pou de acordo com o jornal "El País".
Daniel Martinez, candidato da Frente Ampla, vota em Montevidéu neste domingo (24) — Foto: Andres Cuenca Olaondo/Reuters
Imagens: GloboNews
Imagens: GloboNews
Martínez, por sua vez, pediu cautela e disse que não teria problemas em cumprimentar o oponente caso se confirme a vitória de Lacalle Pou. "Sempre respeitamos a voz do povo. O correto é esperar os resultados da Corte Eleitoral", escreveu no Twitter.
"Seja qual for o resultado, existirá um diálogo com Lacalle Pou, conforme exige nossa rica tradição democrática. Quando for confirmado que ele foi eleito, vou saudá-lo pessoalmente", afirmou.

Por que a eleição do Uruguai está indefinida? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário