sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do professor(15/10) - Mas o que comemorar ?


Oficialmente, hoje se comemora o dia do professor. O momento é de reflexão para um das mais importantes atividades do mundo: o mestre. Analisando a situação real da profissão atualmente, não temos nada a comemorar. Chega esse dia, de homenagear e relembrar aqueles que nos ensinaram no cotidiano, mas comemorar o quê? Hoje, o governo ainda não orienta um piso salarial definido para a categoria. Em cinco estados da federação, a categoria ainda luta na justiça para receber a base salarial. Além disso, nas salas de aula, o educador sofre represália dos alunos, são ameaçados, e principalmente desvalorizados, seja pelos estudantes ou pelas próprias condições de ensino das escolas públicas de nosso país e também nas escolas particulares. Como se comemorar o Dia do Professor diante de tal situação? É preciso lidar com arte e corda bamba. Vou esperar, um  dia a história lembrará que professor, principalmente, do ensino básico, de escolas públicas e particulares, merecem reconhecimento, dignidade e respeito.

Fonte: tribunadonorte.com

4 comentários:

  1. É por estes o outros motivos que devemos sim comemorar o dia do professor! Acho que você está esquecendo que todos os profissionais e doutores passaram por um professor ou professora. Eles devem ser homenageados e lembrados pela garra, determinação e principalmente pelo dom e pela didicação em ensinar. Concordo ao descaso que existem em relação aos nossos mestres, sem que haverá muitas lutas... No entanto os professores merecem nosso respeito.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, os professores merecem todo o respeito e consideração da sociedade. Mas, a realidade vividada pelos docentes revela o contrário. Os professores têm sido desrespeitados, seja pelo governo, seja pelos próprios alunos. A classe dos professores vem sofrendo abusos, prestando um serviço tão importante sem a devida recompensa. Professoes precisam e merecem melhores salários e condições de trabalho ! por isso pergunto: no dia 15/10 - dia do professor - o que os docentes tem a comemorar ?!?

    ResponderExcluir
  3. No dia 15 de Outubro o professor, os demais profissionais e ainda os alunos devem comemorar esse dia sim. Não é por que a classe é nacionalmente mau remunerada que nosso dia deve ser esquecido, pelo contrário, temos muito que comemorar. A incitação que vc fez é inequívoca de fato, mas gostaria que no dia do professor a homenagem fosse outra. Que eu como professora, abrisse essa página e visse uma homenagem de reconhecimento da minha profissão, como o foi do dia do fisioterapeuta. Que o Blogueiro analisasse o avanço educacional dos últimos tempos (por exemplo na nossa cidade, em que o jovem pode hj sair do ensino médio e logo entrar na faculdade através dos apoios federais e municipais)e revelasse esses dados aqui. Há sim, e muito! o que comemorar, todavia, buscamos sempre um motivo (qualquer que seja)para imprimir uma situação de desgraça social. Mesmo assim, sou professora e estou muito feliz por existir o dia do professor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, é claro minha cara Jozeane que os professores, demais profissionais da educação e alunos devem lembrar desse dia oficialmente dedicado a classe. Porém, de nada adianta colocarmos aqui dados que mostrem notáveis melhorias concernetes a trabalho do professor, porque de fato não existe. O texto que publiquei aqui foi pra refletirmos essa problemática, não para ser mais um meio de divulgação da desgraça nacional. Ainda, não é uma incitação a subversão, é uma tentativa de conscientizar a classe e as pessoas q apoiam a causa. Veja a classe dos médicos como é, são organizados, se fazem greve logo são atendidas suas reivindicações. Professores e médicos não são mto diferentes, ambos são peças importantes no seio da sociedade !!!

    ResponderExcluir