domingo, 30 de outubro de 2011

Economizando Água para Reduzir Gastos !



Os dados são oficiais: os consumidores baianos desperdiçam 30% do volume de água registrado nos hidrômetros. E esse uso irracional tem um custo: em média, as contas encaminhadas às residências dos cerca de 3 milhões de clientes da empresa em todo o estado poderiam ser 50% mais baratas, de acordo com informações do superintendente de Operações da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para Salvador e Região Metropolitana, Carlos Ramirez.
Segundo Carlos Ramires, foi realizado em alguns bairros de Salvador uma fiscalização e constatou-se que 4.103 hidrômetros apresentavam algum tipo de fraude. “Isso significa que o número de hidrômetros fraudados é muito maior porque é humanamente impossível fiscalizar toda a cidade”, acrescentou. Na capital baiana  existem 650 mil ligações registradas pela Embasa.
A multa para quem frauda os hidrômetros é pesada. Além de ter de assumir  todos os serviços para o restabelecimento da ligação, o consumidor ainda tem de se responsabilizar pelo pagamento de um mês de consumo normal, valor que é retroativo a um ano. Ou seja, se o cliente que fez a fraude gasta R$ 20 por mês, só de multa ele terá de pagar R$ 240. 
“Só com a mudança de comportamento das pessoas é que vamos garantir o abastecimento de água para as próximas gerações”, disse Carlos Ramirez, superintendente da Embasa. “Muitas vezes as pessoas não têm noção, mas uma simples torneira pingando o tempo todo significa o desperdício de 1.400 litros de água por mês”, afirmou Ramirez. De acordo com ele, no Verão, o consumo de água aumenta em cerca de 20%. “Então, temos de evitar qualquer tipo de desperdício mesmo”, acrescentou.
Confira dicas para economizar água e reduzir gastos em correios24horas.
  

Luiz Francisco** Especial para CORREIO

Fonte: correio24horas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário