quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Tancredo Neves

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Tancredo Neves, vem por meio desta, comunicar a população a respeito das informações que estão circulando através da rede social do caso da gestante que perdeu o bebê. A Paciente (D.S.N) quando soube de sua gravidez, foi acolhida na Unidade de Saúde de Moenda para a realização do seu pré-natal, onde a mesma obteve o atendimento pela equipe, sendo acompanhada pela Enfermeira e pelo Médico. Realizou exames preconizados para Gestante, conforme Política Nacional da Atenção Básica (2012). A referida paciente (gestante) foi identificada como uma gestação de alto risco, pois a mesma apresentava sobre peso, relata ter uma aborto, e alguns meses atrás realizou cirurgia de vesícula. Toda gestante de alto risco é referenciada para o Hospital Maternidade Luiz Argolo de Santo Antônio de Jesus, o qual o município é pactuado, inclusive para parto cesariano. A Gestante (D.S.N) realizou a vinculação (visita) no hospital em Santo Antônio de Jesus, no período gestacional, pois é preconizado pela Rede Cegonha a visita da gestante de alto riso a unidade hospitalar de referência. A Rede Cegonha é uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. 

Na madrugada do dia 19/09/2017 a gestante deu entrada no Hospital e Maternidade Luiz Eduardo Magalhães (P.T. Neves), onde foi atendida pela equipe e regulada em tela (regulação do estado) e encaminhada a unidade de referência de alto risco que é o Hospital Luiz Argolo em Santo Antônio de Jesus, a mesma foi acolhida e atendida no referido hospital, ficando internada e no dia seguinte (20/09/2017) liberada, pois não estava em trabalho de parto, conforme informação dada pelo médico de plantão. No dia 22/09/2017, a gestante novamente deu entrada no Hospital e Maternidade Luis Eduardo Magalhães (P.T. Neves), onde foi atendida e novamente encaminhada para o Hospital Referência em Santo Antônio de Jesus, onde foi recebida novamente para a realização do parto e onde a criança “veio a óbito”.

Queremos esclarecer que a medicação dada para a gestante não interferente no crescimento e desenvolvimento da criança. Estamos tristes pelo ocorrido e nos solidarizamos para apoiar a família. Estamos tomando as medidas cabíveis para investigar o caso.

A Secretaria Municipal de Saúde está de portas aberta para receber toda população que queira atendimento, pois nossa missão é cuidar bem das pessoas, por meio de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. (Diretoria de comunicação da Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário