sábado, 27 de janeiro de 2018

“Condenação de Lula terá reflexo na eleição da Bahia”


Ao reiterar que “não comemora” a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, ontem, que a manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá “reflexos” na eleição deste ano. “O governador [Rui Costa] teve, todo mundo sabe, nas eleições na Bahia, a sua grande força ancorada pelo ex-presidente Lula e pelo PT. Claro, que a ausência do ex-presidente no processo eleitoral tem reflexos. Mas nós, que não estamos no campo do PT, não vamos ficar pensando nisso. Vamos seguir nosso trabalho, nosso planejamento, independentemente de quem venha ser o candidato”, afirmou Neto, no evento no qual festejou os seus 39 anos de idade e inaugurou o “Subúrbio 360”, no bairro de Coutos.

O TRF-4 manteve a decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Lava Jato na primeira instância, e ampliou a pena de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês. Com a permanência da punição, o ex-chefe do Palácio do Planalto deve ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa. ACM Neto reiterou ainda que só vai começar a pensar em sua eventual candidatura e formação da chapa em abril, quando deve deixar o Palácio Thomé de Souza para disputar o governo da Bahia. O prefeito admitiu, no entanto, que já tem conversado com lideranças políticas sobre o pleito deste ano e contou que fará pesquisas para saber o “sentimento da população” de Salvador sobre sua candidatura.

“O mais importante não é saber quem está na frente ou atrás, o mais importante é o sentimento da população em relação a uma candidatura minha. A gente ganha e perde eleição na campanha, mas ninguém ganha por antecipação. Ninguém perde por antecipação. Não adianta dizer que fulano está na frente ou atrás. Isso é bobagem”, ressaltou. Neto reafirmou, também, que não há nenhum nome acertado para sua eventual composição, apesar de aliados, como o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB), já ter dito que será candidato ao Senado na chapa do democrata.

"Caso eu seja candidato, o objetivo é construir a chapa mais competitiva para enfrentar as eleições e pensar o futuro da Bahia. Não adianta fazer conchavos políticos e partidários sem pensar na população. Esse vai ser o meu norte, a composição vai ser pensando na Bahia e nos baianos. Não existe nenhum nome acertado, não existe conversa estabelecida com qualquer partido, coisa que só vai acontecer a partir de abril, caso eu decida ser candidato", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário