sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dois atentados suicidas deixam mortos no Afeganistão

27/02/2016 09h53 - Atualizado em 27/02/2016 10h24

Dois atentados suicidas deixam mortos no Afeganistão

Um dos ataques ocorreu perto do Ministério da Defesa afegão, em Cabul.
Outro foi no leste do país, em um mercado na província de Kunar.

Do G1, em São Paulo
Feridos em atentado em mercado de Kunar, no Afeganistão, foram levados para hospital (Foto: Parwiz/Reuters)Feridos em atentado em mercado de Kunar, no Afeganistão, foram levados para hospital (Foto: Parwiz/Reuters)

Um homem-bomba matou pelo menos 9 pessoas e feriu 13 ao se explodir neste sábado (27) perto do ministério da Defesa afegão em Cabul, informaram as autoridades, horas depois que um ataque matou 10 pessoas no leste do país. As informações são da agência France Presse.

"Nove pessoas morreram, 13 ficaram feridas. A maioria era de civis", informou o chefe da polícia, Abdul Rahman Rahimi. "O suicida estava a pé e se explodiu perto do ministério", acrescentou Dawlat Waziri, um porta-voz ministerial. O atentado foi reivindicado pelos talibãs.

O fotógrafo da AFP viu várias ambulâncias se dirigindo ao local da explosão, isolado pelo exército.
Mais cedo, 10 civis morreram e 40 ficaram feridos em um atentado realizado perto de um mercado de Asadabad, capital da província de Kunar, leste do Afeganistão.
O objetivo do ataque era Haji Khan Jan, chefe de uma tribo contrária aos talibãs e que morreu na explosão, segundo testemunhas.
Estes ataques coincidem com as tentativas do Afeganistão, China, Paquistão e Estados Unidos de reativar negociações de paz com os rebeldes talibãs.

Rebeldes talibãs frequentemente atacam a polícia, o exército afegão e as tropas estrangeiras que estão no país desde a queda de seu regime em 2001.

Outro ataque suicida foi registrado na província de Kunar, no leste do Afeganistão. Pelo menos 10 civis, incluindo o chefe tribal, foram mortos, e há registro de pelo menos 40 feridos, segundo a agência France Presse.

O atentado ocorreu às 9h30 (horário local, 2h em Brasília) deste sábado (27), na capital provincial de Asadabad.

Segundo o governador da província, Wahidullah Kalimzai, o suicida estava em uma moto na entrada do complexo governamental de Asadabad e se explodiu. "A maioria das vítimas eram civis e crianças que estavam passando ou brincando no parque", disse.

Ninguém assumiu a autoria do atentado até o momento, mas aparentemente o alvo do ataque foi um líder tribal e comandante de mílicia chamado Haji Khan Jan, morto no ataque. Ele esteve envolvido em diversas operações contra o Talibã no distrito no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário