Foi dada a largada para mais uma missão em Marte. A Nasa (Agência Espacial Americana) lançou na manhã deste sábado (5) uma sonda que vai perfurar pela primeira vez o solo do Planeta Vermelho.
"Três, dois, um, lançar!", declarou um comentarista da NASA no momento em que o veículo não tripulado, batizado de Insight (Exploração Interior com uso de Investigação Sísmica, Geodésia e Transporte de Calor, na sigla em inglês), foi lançado no céu nublado e ainda escuro às 04h05 locais (8h05 de Brasília), a partir da base aérea americana de Vandenberg, na Califórnia.
A viagem deve durar seis meses e, se tudo der certo, a sonda deverá chegar a seu destino em 26 de novembro. O lançamento estava previsto para 2016, mas foi adiado devido a vazamentos em dois instrumentos meses antes da data.
A operação tem como objetivo analisar a estrutura do segundo menor planeta do sistema solar - Mercúrio tem dimensões ainda mais diminutas. A Nasa também espera entender como Marte mudou ao longo do tempo, devido à atividade sísmica e ao impacto de meteoritos.
Como Marte é geologicamente menos ativo que a Terra --não possui placas tectônicas, por exemplo--, o planeta oferece um registro mais completo de sua história em sua crosta, seu manto e seu núcleo. Ao estudar essas características, os cientistas poderão descobrir mistérios sobre os processos evolutivos de todos os planetas rochosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário