segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Senso 2010 aponta dado importante relacionado à alimentação em Wenceslau Guimarães



Segundo o senso 2010 do IBGE, Wenceslau Guimarães possui uma população de 22.189 habitantes, desses 7.511 residem em área urbana e 14.678 em área rural. Mas, o que chamou mais atenção foi a incidência de óbitos obtidos por meio de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, totalizando em 11 óbitos. Para se ter uma idéia, 11 também foram as mortes registradas no mesmo período em Porto Seguro, cidade com população quase 6 vezes maior.
As doenças endócrinas são aquelas que ocorrem por causa de uma disfunção no processo de produção de hormônios, importantes em diversas finalidades, entre elas, o metabolismo de nutrientes provenientes da alimentação (ex. Diabetes). As doenças nutricionais são transtornos alimentares, relacionados à ingestão de nutrientes em quantidades insuficientes ou em exageros (ex. Desnutrição, obesidade). Já as doenças metabólicas são àquelas relacionadas a disfunções no processo de síntese e degradação dos nutrientes pelas células (ex. Fibrose Cística, Desidratação, Albinismo).
Todos esses dados nos dão uma idéia das condições de alimentação de uma parcela da população de Wenceslau Guimarães, estando elas, em condições precárias ou inexistentes, sendo resultado de uma série de fatores como educação, moradia, emprego, cultura ou até mesmo, a hereditariedade.
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário